Desfralde

 Na escola dos meninos quando a criança completa 2 anos várias coisas mudam. O tempo passado na escola diminui a criança já pode levar lanche de casa, não toma mais banho na escola, muda de turminha e… começa o processo de desfralde. Claro que não são todas as crianças que passam por isso assim que completam 2 anos, mas a professora começa a prestar atenção nos sinais de que seu filho está pronto para deixar as fraldas. E quais seriam esses sinais? A criança:

– Mostra que fica incomodada com a fralda suja, seja de xixi ou cocô.
– Já demonstra algum interesse nos hábitos de higiene mais comuns: lavar as mãos, escovar os dentes, tomar banho.
– Consegue entender comandos simples, como “pegue aquilo” ou “não faça isso”.
– Sabe a diferença entre xixi e cocô.
– Consegue entender os sinais corporais de que vai fazer xixi ou cocô, e consegue até segurar.

E agora, o que fazer para tirar a fralda da noite?

Quando a mamãe perceber que a fralda rotineiramente amanhece seca (ou quase), comece a intercalar a retirada colocando a mesma após a criança dormir. Levar o pequenino (a) ao banheiro antes de dormir e no meio da noite. Após o xixi da madrugada retire a fralda. Evite dar muito liquido antes de dormir.

É importante a mamãe se preparar psicologicamente para o processo e procurar produtos que ajudem no desfralde, como adaptadores de vaso coloridos e de preferência, leve a criança para escolher junto com você.

Importante: Não faça promessas que não possa cumprir... Dê atenção, amor, carinho e nunca repreenda seu filho quando ele fizer xixi na cama, é difícil, mas não impossível, quando a linguagem do amor fala mais alto.

 

Josy Barbosa
Psicopedagoga